segunda-feira, 7 de junho de 2010
Sítio Arqueológico
Desde dezembro de 2009, um sítio arqueológico riquíssimo em história, vem sendo vasculhado em Pinheiros, zona oeste da Grande São Paulo. Peças de louças holandesas, francesas e inglesas, assim como garrafas do século 19, é um exemplo de que o bairro, desde muito tempo, já traçava fortes indícios de ser mesmo um dos pólos comerciais mais fortes de São Paulo que cresceu desenfreadamente.
Acredita-se que grande parte do material arqueológico encontrado na região, data do ano de 1640, onde aldeamentos de jesuítas com índios guaianás estavam estabelecidos nessa área. Há fortes resquícios, ainda, de um funcionamento de um tipo de taberna, há muito tempo atrás, visto que havia um depósito de garrafas enterradas também no local. O que torna ainda mais curiosa toda essa situação. (fonte: UOL, 2010).
No entanto, atualmente Pinheiros é um dos bairros que mais vem desenvolvendo a sua arquitetura e organização. Da mesma forma que passa por obras extensas para se modernizar em pleno século 21, com a construção de metrôs, praças e mais, há alguns palmos abaixo do asfalto ainda existe uma história que contou, praticamente, apenas uma das mais diferentes faces de São Paulo. É a prova da história em cima da própria história e, assim, sucessivamente.